Com auditório lotado Ciro Gomes é aplaudido de forma entusiástica na UFBA

Com auditório lotado Ciro Gomes é aplaudido de forma entusiástica na UFBA

Compartilhar

Pré-candidato à Presidência pelo PDT, o ex-ministro Ciro Gomes participou, nesta terça-feira (31), de um debate na Faculdade de Direito da Ufba e, em mais de duas horas, abordou temas políticos e econômicos.

Foto – Bahia em Alerta

Com o auditório lotado, trouxe para palestra dados da história recente do Brasil, o ex-governador lembrou que o Brasil “saiu do nada à 15ª maior economia global em apenas 30 anos” e apontou a queda da indústria nacional como um dos fatores que levaram aos problemas econômicos. “No início dos anos 1980, a indústria representava um terço da economia. Hoje, apenas 8%”, disse, defendendo a reconstrução da indústria como um dos fatores principais para a retomada do crescimento econômico. Disse, ainda, que vai tomar de volta os campos de petróleo vendidos a empresas estrangeiras. “Se eu for presidente do país, 100% dos campos de petróleo vendidos aos estrangeiros a preços de banana, por um governo não eleito, que revogou na base do suborno a lei de partilha, serão expropriados com a devida indenização”.

Ciro falou do momento econômico do Brasil e fez duras criticas ao presidente Michel Temer (PMDB) e afirmou que o ministro da Economia, Henrique Meireles, mente ao apontar melhora da economia brasileira. “O país caiu 9,2% nos últimos 24 meses recuperou meio. Você dizer em cima de meio ponto recuperar 9,2% de queda é um insulto a 13,3 milhões de pessoas desempregadas. É um bofete na cara de mais de 10 milhões de brasileiros empurrados para a informalidade”, disse, ressaltando que o país tem 40 milhões de negativados.